segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A arca do tesouro

Atlantis TV Game 191
TVG Mod 529

A primeira consola de jogos que alguma vez tive era igual a esta uma Atlantis TV Game 191 TVG Mod 529, continha dois joysticks e ainda vários jogos que vinham incluidos na memória consola não creio que fossem 191 mas eram bastantes e muito divertidos. A Atlantis foi durante muitos anos em Portugal uma marca ligada a produtos de electronica, além das Brick Manias e destas consolas tinha outros aparelhos lembro-me de um Walkman que eu tinha que se podia colocar num aparelho que depois funcionava como relogio despertador com uma coluna para se ouvir a radio ou a cassete que tocava no walkman, mais oumenos, o mesmo género de coisa que acontece quando se liga um ipad a uma base de colunas só que para a época achava que aquilo devia ser muito high-tec.

Nesta consola tinhamos basicamente uma serie de jogos da Atari 2600, creio que eram clones como o que acontece com as consolas dos chineses e os cartuchos amarelos, mas para mim isso não interessava esta foi uma prenda de anos muito especial a minha primeira consola de jogos devia ter uns 8 anos e não percebia nada daquilo mas via o meu pai a jogar  a explicar-me como funcionava e fiquei logo rendido aquilo.

Para já a primeira parte foi a sintonização do canal so isso já era entusiasmente procurar o canal e a banda para se poder jogar e depois pegar naquele joystick de plastico e fazer de conta que se pilotava uma vnave espacial ou um avião são as coisas que mais me lembro na altura.

Os jogos mais marcantes para mim que a consola trazia foram os seguintes, Enduro, River Raid, Pitfall, Super Homem, Homem Aranha, Outlaw, Fishing Derby, Freeway, Frogger entre outros. 

O que esta consola tinha de bom além da quantidade de jogos que trazia era que tinha um preço mais acessivel que a original não tinhamos de comprar inumeros cartuchos para jogar e que já trazia dois joysticks de raiz. 

Aquilo que eu mais me lembro é das tardes de domingo com  pais tios e primos à volta da consola todos a jogarem e mesmo nesse natal em que além das diversões mais tradicionais de convivio a consola ser ligada para todos se rirem com a falta de prática de quem jogava e também para se ver o que era considerado um portento da tecnologia e ouvir a frase tipica: "o que estes gajos inventam..." ou "tudo que seja jogos é com os chineses", apesar da Atari ser americana e a maior parte dos jogos também o serem, mas isso não interessava era a magia e desde que pusesse a malta contente era o que interessava.

Não sei o que é feito desta consola mas irremediavelmente estara perdida, mesmo assim não podia deixar de fazer parte da minha arca do tesouro.


Estas imagens foram retiradas do custo justo site onde se encontra à venda.

10 comentários :

Ainda ali tenho o meu Brickmania!
Curiosamente pouco se encontra sobre a ATLANTIS!

É uma realidade eu também já fiz pesquisas e pouco se encontro, acho que a marca já não existe.
Ficam as memórias. Obrigado pelo comentário.

Boas, eu ainda tenho a minha e a funcionar. tambem recebi a minha por volta dos 7 / 8 anos e partilho da mesma magia que existia em redor da TV GAME..belos tempos..

Meus deus até as lagrimas me veem aos olhos... So quem jogou sabe o que sinto sem palavras.... Entrava noutra dimensão em frente a televisão.

Boas,
será me podia dizer qual o tipo de transformador que usa, eu perdi o da minha Atlantis e não sei quais a especificações do transformador original,
Obrigado!

Eu tbm tenho um desses mas ja nao tenho o transformador. Alguem me sabe dizer qual é a voltagem especifica?

Este comentário foi removido pelo autor.

Penso que são 9v 500ma, pelo menos tenho um transformar com essa voltagem e funciona na minha.