domingo, 18 de dezembro de 2011

Tales of Phantasia

Subi de nivel!
Tales of Phantasia está facilmente no top de RPG´s (role playing games) que alguma vez joguei, este jogo originalmente lançado para a Super Nintendo (SNES) consola 16 bits da Nintendo concorrente da Mega Drive, em 1995 é um dos mais espectaculares e bem-feitos para esta geração de consolas.

Capa do jogo.
Infelizmente nunca tive uma SNES, mas a magia da emulação permitiu-me jogar inúmeros títulos das mais diversas e variadas consolas e este jogo foi uma dessas perolas. Creio que o seu lançamento foi exclusivo do Japão e não chegou a sair na Europa, a não ser em versões mais recentes.

Imagem do jogo.
No jogo nós somos Cless Alvein filho de um dos heróis originais que tinham reposto a paz no seu mundo e agora o velho inimigo está de volta e cabe-nos a nós fazer com que o seu exército de monstros não domine o mundo e pelo meio temos ajuda de outras personagens.
Como habitual neste género de jogos existe um sistema de classes que cada personagem tem e que podemos usar a nosso favor, a nossa personagem é o guerreiro usa a espada e tem algumas magias, depois temos um arqueiro, uma curandeira, um feiticeiro capaz de invocar entidades mágicas e uma elfa que pratica magias, creio que eram essas as personagens que tínhamos disponíveis, apesar de directamente só controlarmos o herói principal.


Imagem do jogo.

Pelo meio tinha inúmeros combates que nos davam experiencia dinheiro e outros artefactos, depois nas cidades podíamos comprar armas melhores, armaduras, feitiços, poções entre coisas e também íamos avançando na história fazendo missões principais e muitas secundárias que existiam.
O sistema de combate era diferente do habitual sistema por turnos existente e aqui era uma espécie de batalhas em tempo real onde controlávamos o personagem, nestas partes aquilo que me enervava era não ter poções suficientes ou não estar à altura dos adversários por estar num nível baixo o que me fazia ter de andar a “pastar” pelo mundo a combater monstros repetidos para subir de nível e ganhar dinheiro.

Imagem do jogo.
Este jogo era fenomenal porque nos agarrava logo desde o princípio e queríamos ver como ia ser o fim da história, as personagens todas elas tinham as suas motivações e isso leva a que se juntem, e depois as relações entre elas, os diálogos, o humor. Penso até que este foi dos primeiros jogos deste género a ter as vozes dos personagens mas era só nos ataques e magias, a banda sonora também tinha uma música cantada e no geral era boa cumprindo o seu objectivo bem como os efeitos sonoros, depois os gráficos deste jogo que eram soberbos com animações muito fluidas, na minha opinião este é um dos jogos com melhor aspecto na SNES.
A nível de jogabilidade tínhamos aqui muitas horas de jogo, uma serie de locais para visitar e descobrir acho que se cobriam alguns continentes e ilhas já não me recordo muito bem, depois cada cidade e vila tinha o seu estilo arquitectónico que identificava cada região era realmente muito bem feito e ca por casa diga-se de passagem que era jogado com mais um amigo que seguia a historia e então jogavamos a vez visto isto ser para apenas uma pessoa mas como eramos fas de animes queriamos era chegar ao fim e cumprir todsas as missões e descobrir tudo.
O tempo que me envolveu leva-me a colocar aqui mais um pedaço de historia para este museu, aconselho a quem nunca jogou este jogo, a faze-lo, quer gostem ou não de RPG´s, este jogo só pela sua historia e personagens bem como os diálogos e um sistema de combate inovador para época merece ser jogado.


Fique aqui com a primeira parte do jogo.

0 comentários :