sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Sonic

Olha as argolas!
Capa do jogo.
Quem é o ouriço mais rápido do mundo? Já devem estar a adivinhar que vos vou falar do Sonic. O Sonic foi um jogo criado para a consola da Sega Mega Drive em 1991 e foi aquilo que se pode chamar de “killer game” desta consola e também um dos maiores ícones da indústria dos videojogos.
Os primeiros anúncios que vi desta nova mascote da Sega foram estrondosos, cheios de cor, rapidez e música envolvente, este foi o jogo que marcou todos os fãs do género de plataformas e não só. Lembro-me perfeitamente de estar num hipermercado qualquer pasmado a ver o Sonic numa televisão e era só a versão demo, mais tarde só via os outros jogarem pois aquilo era mesmo concorrido, tal a fama que ganhou e como já disse para a época ser algo de revolucionário.
Sonic é um ouriço azul que vive numa ilha com outros animais que estão a ser transformados em robôs para encontrar as esmeraldas do caos e são controlados pelo vilão Dr. Robotnik que planeia dominar o mundo.
Esta era a premissa do jogo, mas desde que entravamos no primeiro acto da zona um ficávamos logo agarrados e não conseguíamos parar, tudo no jogo era lindíssimo, os cenários, os bonecos bem desenhados, todas as animações, tudo nos prendia a atenção desde o início mas o principal era a velocidade a que o Sonic se conseguia mover, efectuando loops e saltos loucos dependendo da velocidade que se atingia. Não eram raras as vezes em que se perdia por causa da velocidade que ora nos fazia falhar saltos, ora nos fazia ser atingidos pelos inimigos
O jogo tinha sete níveis distintos e cada nível estava dividido em três actos, no final do terceiro acto tínhamos o boss que era o Dr. Robotnik a controlar uma das suas máquinas que eram diferentes até ao final sempre que se vencia o boss ele fugia e só no ultimo nível é que se conseguia apanha-lo finalmente.
Ao longo do jogo existiam vários inimigos que podiam ser salvos do seu estado de robot se saltássemos para cima deles ou rolássemos contra eles, tínhamos de apanhar argolas de ouro que basicamente permitiam chocássemos contra os inimigos sem perder, porém sempre que acontecia perdíamos tudo e tínhamos de apanhar mais novamente, a cada cem argolas recebia-se uma vida.
Imagem do jogo.

Quando os primeiros amigos tiveram o jogo começaram as romarias e como naquela altura quase todos eram Mega Drive boys em Portugal quando se terminava o jogo era logo emprestar ou então ir alugar em casas de jogos que havia, no Porto, por exemplo, lembro-me que o Centro Comercial Stop era o local de eleição.
O vício no jogo era de tal maneira que até as raparigas normalmente alheias a estas coisas adoravam o bicho e também se juntavam para jogar, quando tive a minha Mega Drive, tinha lá primas e primos batidos a jogar.
E então quando descobri o seguinte código CIMA – BAIXO – ESQUERDA – DIREITA – A – START no menu inicial isso foi a loucura porque me permitia ir para qualquer nível e logo para o último.
Este é sem dúvida um dos jogos que mais me cativou e que ainda hoje me dá gosto jogar porque na minha opinião tem tudo o que um jogo de plataformas deve ter aliás o seu sucesso foi de tal forma que a alcunha de um dos meus melhores amigos é a de Sonic.

Vamos dar corda aos vitorinos!

0 comentários :