sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Ice Climber

Martelo para escalar.


Capa do jogo.

Um dos jogos que mais me viciou na consola dos chineses foi o Ice Climber apesar de ter sido lançado originalmente para a NES em 1984, este é um daqueles jogos que tem o condão de nos agarrar de uma forma mesmo estupida.
Neste jogo somos um esquimó que tem de subir, ou escalar, uma espécie de montanha abrindo caminho com um martelo deitando abaixo cubos de gelo, ou pelo menos creio que era isso que era suposto ser, mas pensando bem não devia ser porque aquilo tinha cores estranhas, só se fosse gelo de sumos, as tantas era, enfim aquilo fazia a personagem escorregar e era preciso ter cautela senão andávamos a patinar por ali, isso era algo que detestava começava a andar o gajo ganhava lanço e depois eram só saltos mal calculados.
Enquanto se escalava a tal montanha tínhamos inimigos que tentavam tudo por tudo que não subíssemos, então tínhamos, focas, pássaros que nos perseguiam, uma espécie de yetis, julgo eu, que além de nos fazerem mal também tapavam os buracas que íamos abrindo, uns ursos polar e creio que era tudo depois havias uns icebergs que se formavam e caiam em cima da personagem, e depois existiam uma espécie de nuvens que tínhamos de apanhar nos saltos para outra plataforma a dificuldade aqui era que elas se moviam e algumas até eram muito rápidas ou então de tamanho reduzido o que aumentava o grau de dificuldade.

A personagem além de usar o martelo para abrir caminho também dava marretadas nos adversários o que dava para os afastar, quando se estava quase a atingir o topo da montanha tínhamos um nível de bónus onde se apanhavam frutos e mesmo no topo havia um pterodáctilo acho eu que tínhamos de saltar para sair da montanha, nesse nível de bónus muitas foram as vezes que caí ou que nem conseguia chegar ao fim por causa do tempo que se esgotava.

Imagem do jogo.

Este era um jogo divertido que tinha imensos níveis em que a dificuldade ia aumentando, o objectivo era sempre o mesmo atingir o topo da montanha e fazer o maior número de pontos, apanhar tudo nos bónus e evitar perder vidas.
A opção de dois jogadores ao mesmo tempo acabava ainda por ser mais interessante porque enquanto se subia o nosso parceiro não podia ficar para trás senão perdia e aqui eramos obrigados a ter algum jogo de equipa, o que não acontecia muito porque queríamos era ter mais pontos que os colegas, o que fazia com que se perdessem vidas mais rápido, e o nome de guloso surgia muitas vezes nos comentários.
Os sons creio que alguns foram retirados do Super Mário mas não posso precisar, os gráficos enfim não eram nada de mais mas cumpriam o objectivo, aqui o importante era mesmo a jogabilidade e essa era imensa.


Tem o seu equipamento de escalada?

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