domingo, 20 de novembro de 2011

Sensible World of Soccer

Refereee!!!
Capa do SWS 95/96
O futebol sempre foi um tema recorrente dos videojogos desde o inicio, e sempre foram feitas inúmeras conversões do desporto rei para o mundo do entretenimento digital, mas uma que me marcou foi sem dúvida o grandioso Sensible World of Soccer nas suas versões 95/96 e 96/97, tinha eu na altura um computador de 166 Mhz e estes jogos corriam no sistema DOS.
Numa altura em que já existia o FIFA e mesmo o Winning Eleven (PES), e outros jogos de futebol este destacava-se por ser extremamente viciante, lembro-me perfeitamente de passar fins-de-semana inteiros com os meus primos a jogar isto e nas férias quando ficava alguém a dormir deixarmos os pais adormecer e ficar vidrados outra vez a jogar e a comer bolachas Maria com Tulicreme.
Este jogo era visto de cima, ou seja era; uma camara aérea e víamos uns bonequinhos pequenitos que corriam de caraças, quer dizer pelo menos alguns corriam, e não era preciso ser Weah ou assim para correr muito eu lembro-me do Taira no Belenenses que corria de caraças e o Tulipa também.
Recordo-me de que se podia ser o treinador e jogar ao mesmo tempo, eu fazia carreiras de treinador que eram vinte anos se não estou em erro, chegava ao fim disso num fim-de-semana. E ainda dava para personalizar equipas e criar ligas fictícias, tinha sempre duas equipas, a do pessoal da rua e da escola e uma da malta do andebol, e ainda, dava para personalizar os cabelos tom de pele e pouco mais, havia um colega que não devia tomar banho muitas vezes tipo Cascão da turma da Mónica e eu esse punha-o sempre de preto, coisas de miúdos e por ultimo podiamos configurar o equipamento com as cores, listas e outras coisas mais.

Imagem de um menu do jogo.

O jogo em si era alucinante e não era muito difícil lesionar-se um jogador, aquilo basicamente era passar e chutar, creio mesmo que era só dois botões, claro que havia o cursor para mover na direcção pretendida. Marcar golos de cabeça era quase impossível, no tempo todo que joguei se marquei uns quinze foi muito, era realmente difícil, o mesmo se pode dizer dos livres mas depois havia uma técnica qualquer e já dava, mais ou menos, podíamos fazer substituições a qualquer momento e até dava para ver o banco e o treinador era muito engraçado.
O jogo visualmente até estava bem feito, via-se o público nas bancadas, havia placards, policias, jornalistas e os relvados eram bem desenhados. O jogo contava já com repetição dos lances o que também era algo vanguardista. O som ambiente era muito bom ouvia-se o barulho do público, já tinha comentários, e o comentador era uma moca que andava sempre aos berros, o som dos toques na bola eram muito fixes, enfim ajudava realmente a criar uma grande envolvência, e claro a jogabilidade era viciante mesmo sozinho aquilo dava água pela barba, havia inúmeras coisas para fazer, tipo ser campeão em Portugal com o Tirsense, o Salgueiros, ganhar competições internacionais com esses clubes, contratar os melhores jogadores da altura para lá, lembro-me de ter no Tirsense o Ravanelli, Figo, Vitor Baía, Albertini, Romário, entre outros aquilo era um dream team autentico.

Imagem do jogo.

Quando se juntava mais gente a jogar aquilo, bem, não havia palavras para descrever, era a loucura todos a matarem-se para jogar, os insultos, a eterna culpa do árbitro, as aselhices era na realidade muito divertido passar um dia à volta disto e se estivéssemos com mais alguém então era mesmo de rir.
Aconselho vivamente uma partidinha de SWS (era assim chamado para os amigos), para libertar o stress, e para quem nunca jogou, nem sabem o que perdem.

Aqui fica um video com uma partida entre o Real Madrid e o Barcelona.

0 comentários :