sexta-feira, 18 de novembro de 2011

A arca do tesouro

Terminator BS-500AS
Ending Man
A consola dos pobres!
Consola com caixa que ainda guardo.
Aproveito este espaço para apresentar mais um item privado desta colecção, a próxima consola que será apresentada aqui é sem mais nem menos que uma Terminator (não tem nada haver com filme, julgo) da empresa Ending Man este era o modelo BS-500AS, não posso dizer se isso era mau ou bom, nunca visitei fóruns por causa disso.
O que tinha esta consola de especial? Em primeiro uma consola onde vem escrita a seguinte frase “The worlds most popular computer video game system” tem de ser espectacular! E era sem dúvida, pelo menos garantiu-me a mim e primos e amigos horas de diversão imesuravel. Claro que era uma imitação da Mega Drive 2 só que era de 8 bits, claro que os jogos eram clones daqueles que existiam na NES, custava para aí uns quatro contos, mais ou menos vinte euros e os jogos variavam entre os quinhentos e os setecentos escudos, ou seja, podiam ir até aos cinco euros, mas garanto que divertia tanto como as consolas oficiais ou mais até, bem se calhar estou a exagerar.
Não havia loja de electrónica que não tivesse lá uma série de consolas deste género todas com maquilhagem diferente e a prometer muita coisa mas no fundo era tudo igual, esta consola corria aqueles cartuchos amarelos, já estão a ver o que andava a referir no texto do Super  Mário. Lembro-me de ir à Rua do Loureiro no Porto em miúdo e ficar a olhar para as montras e mesmo dentro das lojas fascinado com os jogos e consolas que proliferavam, para quem não conhece esta rua no Porto tinha concentrado uma serie de lojas de electrónica e aparelhos durante a década de 90 (corrijam-me se estiver em erro), hoje em dia já nem sei porque já não vou lá muito, ora fica aí uma sugestão.
E pronto esta consola veio de lá de uma dessas lojas e ainda trazia um cartucho incluído daqueles que dizia que tinham mil jogos quando na realidade só tinha uns vinte diferentes, com sorte, davam esse número porque metiam os níveis todos de cada jogo, exemplo, se um jogo tivesse cem níveis o que na altura até nem era muito para um jogo, esses cem níveis estavam disponíveis num menu para serem escolhidos um a um o que nos quiséssemos e por aí fora.

Estes são os jogos que tenho.

Nestas consolas podíamos encontrar pérolas do entretenimento electrónico como um Contra todo xpto, Golden Axe 4, jogos do Jackie Chan, Street Fighters que não lembrava ao menino Jesus e Super Marios com castelos russos entre outros e claro os famosos 1000 in 1.
O que isto tinha que era altamente, foi o sentido de comunidade que se criou, não foi na internet ok? Foi no tempo em que os foruns eram nos recreios da escola e eu lembro-me perfeitamente de levarmos cartuchos e emprestar-mos uns aos outros mas que tempos.

Ainda agora me lembrei de outra coisa que me leva a estas consolas dos chineses, o tempo em que se viam imensos marroquinos pelas ruas a vender tapetes e pequenos aparelhos nunca me hei-de esquecer destas frases bonitas de um desses vendedores e que rezava assim: "Tá pête! Tá pête! Ventoinhas e Mega Drive a preço de revenda!", brutal mesmo só quem viveu nesta época é que sabe porque agora já não se vê esses gajos deve ser por causa das lojas dos chineses.
Existem muitos clones de consolas por aí, é só fazerem pesquisa no Google, até vos dou uma dica escrevam PolyStation…
Mais uma vez não será preciso lembrar que podem deixar aqui os vossos testemunhos com opiniões sugestões que serão bem-vindas.

0 comentários :