sábado, 19 de novembro de 2011

River Raid

Apanha o Fuel!!!!
Imagem da capa do jogo.
River Raid um jogo divertido lançado para a consola da Atari 2600, foi desenvolvido pela Activision e foi lançado em 1982.
Este era um jogo em que controlávamos um avião e tínhamos como objectivo destruir os inimigos ao longo dos níveis, rebentar com pontes e apanhar combustível (fuel). Vendo bem as coisas o jogo até era inovador porque permitia controlar a velocidade do avião, tínhamos uma barra que indicava a quantidade de combustível ainda disponível e que tínhamos de andar a repor porque se acabasse morria-se.
Pelo que me lembro do jogo e apos ver imagens tínhamos como inimigos aviões que se deslocavam da esquerda para a direita ou vice-versa e que eram muito rápidos, havia helicópteros que estavam paradinhos mas quando passávamos eles mexiam-se só para nos chatear e depois os barcos que seguiam a mesma estratégia do helicópteros quietinhos e tal, e pimba toma lá. No meio havia as pontes que tínhamos de estourar, porque aquilo era um avião que voava baixinho e a ponte sem ser destruída deitava-nos o avião abaixo.
O jogo chamava-se River Raid porque a acção passava-se num rio e diga-se de passagem que era um rio estranho que depois dividia-se tinha ilhas pelo meio, e outro pormenor delicioso era que o avião só voava por cima da água, nem pensar ir por terra que se morria logo, era algo que não percebia na altura e pensando bem nem agora, até acho que aqueles aviões eram baseados nos F16 todos recauchutados que vieram para Portugal.
O jogo dava para dois jogadores, um de cada vez, ou seja, tinha-se que esperar que um perdesse para o outro entrar e lá por casa havia um sistema fixe, a dada altura um dos joysticks estava meio empenado e então fazia-se o possível para o adversário ficar com esse pois era garantido que não ia aguentar muito tempo, meus amigos na guerra tal como no amor vale tudo, e ter mais pontos que o nosso primo ou amigo era o mais importante para um fim de tarde a vangloriar por esse feito.

Imagem do jogo

Aquele jogo para mim era mesmo difícil e devia ser interminável porque nunca consegui chegar ao fim, e eu passava-me quando fazia uma manobra mesmo louca a desviar-me de um inimigo e me espetava logo contra uma parede ou ponte, que nervos que isso me metia e depois era ouvir os comentários de quem via, do género “já andaste a beber”, esses eram atirados por tios ou pais normalmente ou então o famoso ”ca burro”, ou ainda o fabuloso “isso é tão fácil e perdeste aí?”, "olha o fuel!", enfim o que tínhamos de aturar mas isso também eram estratégias tínhamos de conseguir era tirar o gajo que estava a jogar para irmos nós.
Mais uma vez devo dizer que nunca tive uma Atari 2600, infelizmente, mas em compensação tinha uma consola da Atlantis que trazia esses jogos todos, mais à frente falarei dessa consola aqui, portanto ficarão a saber o que é.

Relembre aqui o jogo.

0 comentários :