quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Doom

Mata-o com a moto-serra!
Antes dos Call of Dutys, Medal of Honors entre outros surgiu um jogo que pode ser considerado o pai do género dos FPS (firts person shooter), os chamados “in your face”, esse jogo era o Doom, lançado pela ID Software corria o ano de 1993.
Capa do jogo.
Naquela altura havia um colega da minha rua que tinha um poderoso e fantástico PC, ele era tipo o magnata lá do sítio, e quando saiu o Doom ele disse para irmos ver um jogo que era fantástico e que metia medo e mais não sei que, mas lembro-me sempre daquilo que me marcou quando me falaram do jogo que era matar o pessoal com uma moto-serra, isso foi o que eu achei mais impressionante.
No meu primeiro contacto com o Doom lembro-me de achar aquilo fenomenal e durante uns tempos foram autênticas romarias a casa desse rapaz para vermos o jogo e como iria ser o desfecho daquilo tudo.

Imagem do Jogo
O jogo em si até era muito repetitivo andávamos constantemente por corredores que pareciam sempre os mesmos à procura de chaves que davam para mais corredores o que tornava o jogo muito labiríntico, depois tínhamos imensas armas para usar desde pistolas, caçadeiras, os nossos punhos, a famosa moto-serra uma das preferidas por estes lados, a metralhadora rotativa tipo aquela do filme do Predador, essa também era uma das preferidas, os inimigos também eram interessantes e para altura até eram desafiantes, os níveis estavam repletos de armaduras e kits médicos bem como munições para as armas.

Este era um jogo que para a época nos deixava mesmo imersos para começar nos eramos a personagem aquilo que ela via era o que víamos e nunca se chagava a ver o corpo a não ser as mãos isso criava uma maior intimidade com o jogador, sentíamos mesmo que estávamos ali e jogar com as luzes apagadas e persianas descidas e umas colunas Sound Blaster ajudam mesmo a criar o ambiente certo até saírem comentários ridículos de quem via que normalmente nada tinham a ver com o jogo, alíás havia momentos em que se estava com tanta atenção que o único ruido era das teclas, rato, som do jogo, e do mastigar das batatas fritas, assustador…
Quando fazíamos uma sessão de Doom o que mais me recordo era de um colega nosso que também ia que dizia que o jogo lhe dava tonturas, e que lhe custava jogar, nos todos suspeitávamos que era de ele ter medo, mas sempre demos o benefício da dúvida.

A famosa moto-serra.

O Doom foi o jogo que acabou por nos criar o bichinho dos FPS, pelo menos a mim foi e a sua influencia foi te tal maneira que íamos para prédios em construção com canos a fazer de armas e imitar tudo aquilo que víamos no jogo, acho até que devíamos ter sido os precursores do multiplayer porque aquilo eram verdadeiros team death match, so que não eram online no máximo como estávamos todos juntos no mesmo lugar era uma LAN.




Fica aqui um pequeno excerto do jogo

0 comentários :